Ano termina com déficit hídrico e estiagem

Lago da Fazenda Grande com baixo nível da água em 25/03/2020

Este ano ficará marcado por vários eventos. A pandemia e o ciclone bomba são fatores que atingiram muita gente. Mas para a região serrana de Santa Catarina este ficará marcado pela maior estiagem em décadas.

Na região da Fazenda Grande o outono foi crítico, a maioria das sangas e açudes secaram. As fontes de água para uso agropecuário ficaram escassas e a maioria das propriedades passaram a receber água para consumo humano de caminhões pipa, algo inédito na região.

Foi a maior estiagem registrada nos últimoa 70 anos. Na verdade a região vem sofrendo de déficit hídrico desde meados de 2017, última vez que o Lago da Fazenda Grande chegou a 100% do nível de água.

Em meados deste ano, a maioria das sangas da Fazenda Grande secaram e a situação da pecuária ficou crítica, com a falta de água e a forte redução da produção das pastagens.

O ponto crítico foi em 16 de junho quando o Lago da Fazenda Grande atingiu a marca de 92,5 cm de água, ou 25% de sua capacidade. Felizmente houve recuperação no inverno, mas a primavera voltou a registrar déficit hídrico e os níveis dos reservatórios continuam muito baixos.

 Dados detalhados em Clima na Fazenda

Sanga Três Pinheiros totalmente seca em 25/03/2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s