250 anos do Requerimento ao Rei Dom José

Em 23/11/2018 se comemorou os 250 anos do requerimento dos moradores dos Campos das Lages e cima da Serra de Viamão ao rei D. José, datado de 23/11/1768, solicitando ordem real para que o provedor da Fazenda Real de Viamão permitisse o transporte de cavalos, jumentos e gado para as fazendas da serra sem a cobrança dos provimentos do Registro. https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2016/10/28/requerimento-dos-moradores-dos-campos-das-lages-e-cima-da-serra-de-viamao-de-1768/

capa

Subscrevem o requerimento Francisco José de Brito, Antonio José Pereira(Fazenda Curitibanos) e Joaquim José Pereira(Fazenda Grande).

É um interessante tratado tributário, solicitando substituição tributária e isenção de tributação sobre insumos.

Este requerimento traz importantes informações sobre o fluxo da ocupação dos campos serranos, antes da fundação da vila de Lages.

Durante muitos anos procuramos sem sucesso documentação de aquisição(sesmaria ou escritura de compra) da Fazenda Grande pelo capitão Joaquim José Pereira.

Pelo requerimento ficamos sabendo que muitos pioneiros não adquiriram ou receberam sesmaria, mas tomaram posse de terras devolutas. Os requerentes também informam que tiveram que abandonar suas fazendas com a invasão espanhola de Rio Grande(23/04/1763).

Então a ocupação das terras devolutas da Fazenda Grande(Joaquim José Pereira) e Fazenda Curitibanos(Antonio José Pereira) ocorreu entre 23/04/1763(invasão espanhola) e 28/10/1766, quando já aparecem como moradores de Lages, no censo feito pelo capitão Pedro da Silva Chaves, a pedido do governador da Capitania do Rio Grande.

https://pioneirosdaslagens.wordpress.com/2014/09/20/a-polemica-fundacao-da-villa-das-lages-oficio-de-08011767-anexos-7-e-8/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s